SOBRE

Do Mundo das Línguas para o Universo da Psicanálise.

Qual é o verdadeiro poder da palavra? Por trás dessa pergunta existe uma linda história de mudança de carreira.

Foi transpondo o profundo oceano da linguagem, que separa as margens da interpretação das palavras, que a professora de inglês, tradutora e empresária, Sandra Almeida, transformou-se em psicanalista.

Tornando real um grande projeto de vida, Sandra realizou-se plenamente ao deixar o mundo das letras e embarcar no universo da psicanálise.

 

Nascida em Val Paraíso, chegou em Bauru ainda criança e foi nessa cidade que ela construiu uma sólida carreira de sucesso.

Formada em Letras pela USC (Universidade do Sagrado Coração), Sandra foi professora de inglês e tradutora por 27 anos, e também aprofundou-se na área dos negócios.  

Tornou-se uma bem-sucedida empresária, em 2003, quando fundou a Partners Translate, empresa de tradução e interpretação que atendeu grandes universidades, indústrias e organizações multinacionais, em todo o Brasil e no exterior.

Sempre apaixonada pela linguagem e pelo potencial dinâmico de transformação do ser humano, em 2012, Sandra foi estudar Teologia.

Foi assim que descobriu o imenso poder da palavra e, nesse processo de autoconhecimento, chegou ao estudo da psicanálise: o método terapêutico, criado por Sigmund Freud, que é exercido justamente pela palavra e suas livres associações.

Das salas de aulas e traduções de inglês para o divã, descobriu o seu dom de curar por meio da escuta e do diálogo qualificados e inspirados com seus pacientes.

Sandra iniciou seus estudos em psicanálise em 2012 inspirada pelas aulas de psicanálises da faculdade de teologia, iniciou sua análise pessoal em 2014 e posteriormente formalizou seus estudos pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (Campinas), onde realizou sua primeira formação.

Em 2019, como parte da sua formação continuada, buscou aperfeiçoamento por meio de cursos de extensão no CPM – Centro Psicanalítico de Madrid e em 2020 por meio de Especialização em  Psicoterapia Psicanalítica, Psicologia Clínica e Psicoterapia Breve pela Inupsi/Madrid, ambos na Espanha.

Sempre com o compromisso de manter-se apoiada no tripé psicanalítico (teoria, análise pessoal e supervisão), quando Sandra autorizou-se como Psicanalista, iniciou alinhada com a tendência do atendimento a distância (online).

Esses pacientes, falantes da língua portuguesa, inglesa ou espanhola, são atendidos de qualquer parte do mundo por meio de um ambiente seguro utilizando-se de chamadas de vídeo.

Atualmente, além dos atendimentos, também ministra aulas no curso de Formação em Psicanálise da Escola Britânica de Psicanálise, situada em São Paulo e ajuda pais e mães, por meio de palestras e cursos, a promover uma educação ativa (consciente e intencional) para seus filhos.

O português correto diz: “Eu sou”. Sujeito singular; verbo no singular. Mas quem aprendeu com Sócrates, quem se conhece a si mesmo, sabe que a alma não coincide com a gramática. A alma diz: “Eu somos”. E diz bem. Pergunto-me: “Qual dos muitos ‘eus’ eu sou?”

É com essa citação do incrível escritor, educador e psicanalista, Rubem Alves, que Sandra explica sua paixão pela psicanálise.

Ela comenta: “segundo Jaques Lacan (psicanalista francês) – o inconsciente é estruturado como uma linguagem – e traduzir essa linguagem é o que me interessa, realmente, pois é essa tradução que despertará as pessoas para o autoconhecimento, a saúde e a felicidade”

 

BREVE CURRÍCULO

Dedica-se aos atendimentos clínicos e a ajudar pais a praticarem uma educação ativa compartilhando conhecimento por meio de livros, seminários e conferências.

Autora do livro Freud, como meu filho vai ser quando crescer? Um apoio psicanalítico para pais educarem para a vida.

Especialista em Psicologia Clínica, Psicoterapia Psicanalítica e Terapia Breve pela Inupsi (Madri/Espanha).

Docente na Escola Britânica de Psicanálise (EBP/SP).